Dra. Carla Starling

Um problema que atinge 38% da população brasileira

As varizes nas pernas, ao contrário do que muitos pensam, não são veias arrebentadas.

As varizes, também chamadas de veias varicosas, são veias dilatadas e tortuosas que, por diferentes processos, tornaram-se doentes e com alteração do fluxo sanguíneo.

As varizes podem ser causadas pela associação de fatores hereditários e adquiridos, do próprio indivíduo ou ambientais.

Nos estágios iniciais, as varizes apresentam-se como vasinhos vermelhos ou roxos bem fininhos na pele, chamados de teleangiectasias. Enquanto nos estágios mais avançados, as veias doentes tornam-se mais grossas e aparentes, podendo ser acompanhadas de manchas escuras na pele, principalmente nos tornozelos.

varizes
veias dilatadas
veias varicosas

A dra. Carla Starling preza muito pelo tratamento personalizado e acompanha cada caso de forma exclusiva.

Ao longo do seu acompanhamento, as necessidades individuais são abordadas para que todos tenham uma boa saúde vascular das pernas.

Causas de varizes: conheça os vilões por trás dos vasinhos

Diversos fatores podem desencadear o surgimento de varizes, veja abaixo os principais:

– hereditariedade (a principal causa).

– gênero (sexo feminino apresenta mais varizes que o sexo masculino).

– idade (mais comum em maiores de 60 anos).

– obesidade.

– gestação e hormônios femininos.

Sintomas de varizes: identifique os sinais precoces e evite problemas futuros

As varizes nas pernas evoluem gradativamente e, inicialmente, não trazem desconforto. Muitas vezes, o primeiro desconforto é estético pela presença de vasinhos espalhados na perna, que atrapalham, principalmente as mulheres, a vestirem roupas curtas.

Ao longo do tempo, a doença progride e surgem outros sintomas como peso nas pernas mais acentuado no final do dia, sensação de queimação nas pernas, inchaço, câimbras, etc.

Outros sinais e sintomas que podem surgir é a coceira e manchas acastanhadas na pele, mais comuns nos tornozelos.

A dor nas pernas devido às varizes

A dor é o sintoma mais frequente nas pessoas com varizes e muitas pessoas a descrevem como queimação, dor latejante, peso ou cansaço nas pernas.

A dor piora após longos períodos sentado ou de pé, na fase pré-menstrual e durante a gestação.

varizes

Tratamento de varizes: uma etapa que você não deve ignorar

O tratamento de varizes envolve medidas clínicas e a intervenção através dos diferentes procedimentos minimamente invasivos.

Quando você faz o acompanhamento com visitas regulares ao seu angiologista, alguns procedimentos e complicações podem ser evitados. Por isso, não deixe de se cuidar e não espere que os desconfortos apareçam para agendar sua consulta.

O tratamento clínico é quando o indivíduo adota bons hábitos de vida e segue os cuidados recomendados pelo médico angiologista, incluindo uso de meias de compressão e medicamentos específicos.

Os principais cuidados que você precisa saber para ter pernas saudáveis

Os cuidados com a saúde vascular das pernas iniciam-se com a prevenção, medidas importantes para serem seguidas antes mesmo que o problema se instale.

Veja a seguir os principais cuidados necessários para você manter uma boa saúde das pernas:

1) alimentação adequada

2) controle do peso

3) atividade física regular

4) sono reparador

5) boa ingestão de água

6) não permanecer longos períodos de pé ou sentado

7) doenças bem controladas em quem tem diabetes, pressão alta, colesterol alto e outras.

varizes nas pernas

Tipos de tratamentos de varizes

Existem diferentes técnicas disponíveis para eliminar os vasinhos nas pernas. Grande parte dos casos podem ser tratados dentro do consultório, sem a necessidade de internação e repouso.

* Laser

* Escleroterapia convencional

* Escleroterapia com espuma

* Microcirurgia

* Endolaser

* Radiofrequência

Para saber qual o melhor tipo de tratamento para o seu caso, clique no botão abaixo e agende uma consulta.

Quando as varizes se tornam um pesadelo – Conheça as complicações!

Embora não seja uma doença grave, as varizes podem afetar significativamente na perda de qualidade de vida e trazer muito desconforto no seu dia a dia, além dos sintomas já citados.

Os casos mais avançados, em que as veias varicosas não foram tratadas, são muito susceptíveis ao surgimento de feridas espontâneas na perna. Essas feridas aparecem na região do tornozelo, são muito dolorosas e de difícil cicatrização, denominadas de úlcera venosa.

A tromboflebite é uma outra complicação das varizes, visto que a veia doente está mais sujeita a processos inflamatórios e tem a circulação do sangue prejudicada.

Na tromboflebite há formação de coágulo de sangue associado a processo inflamatório da veia, resultando em dor local, inchaço e vermelhidão da pele.

Ecodoppler vascular: o exame essencial para diagnosticar e monitorar as varizes

O duplex scan ou ecodoppler vascular é um tipo de exame de ultrassom muito realizado pelo médico angiologista para avaliar a circulação sanguínea e mapear os vasos de determinada região (pernas, braços, região cervical etc).

O duplex scan venoso é o exame que faz uma avaliação detalhada das varizes, pois analisa diferentes aspectos das veias, como calibre, localização, funcionamento hemodinâmico, os quais são importantes para identificação de refluxo, incluindo a avaliação das veias safenas.

Desse modo, este exame é fundamental tanto para o diagnóstico como uma ferramenta auxiliar do cirurgião vascular durante os procedimentos de varizes e outros.

Conheça cada uma das técnicas de tratamento de varizes

1) Laser

O laser é a aplicação de uma luz especial cuja ação térmica destrói a parede do vaso. O seu uso potencializa o tratamento e tem mostrado grandes benefícios como excelentes resultados na eliminação de microvasos.

varizes
veias do pé

2) Aplicação comum (Escleroterapia convencional)

Essa técnica consiste na injeção de pequena quantidade do medicamento específico dentro do vasinho, utilizando uma agulha muito fina. Existem diferentes substâncias para essa finalidade.

A sua principal ação consiste em destruir a parede do vaso. Muitas vezes é necessário mais de uma aplicação para o desaparecimento total do vasinho.

varizes

3) Aplicação com espuma (Escleroterapia com espuma)

Uma espuma é produzida através da mistura de uma medicação específica, na forma líquida, com o ar. Após vigorosa agitação, forma-se a espuma que é injetada dentro do vaso.

A escleroterapia com espuma permite tratar varizes mais grossas e também as veias safenas, em substituição à cirurgia conforme o caso.

4) Microcirurgia

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, em sala cirúrgica apropriada e com a participação do anestesiologista. São feitas mini-incisões na pele e retirada das veias doentes. Em seguida, coloca-se um curativo com micropore na pele e a meia elástica de compressão.

O paciente sai do hospital caminhando e vai para casa no mesmo dia da cirurgia.

Em busca de melhores resultados, é possível associar mais de uma técnica durante o procedimento e a indicação será feita adequadamente pelo seu médico.

varizes

O resultado do tratamento: gerenciando as expectativas dos pacientes

O sucesso do tratamento de varizes envolve não somente uma boa execução técnica por parte do profissional, mas a colaboração do paciente em seguir os cuidados recomendados pelo seu médico.

Cada pessoa que procura pelo tratamento de varizes apresenta um tipo de expectativa em relação ao resultado final. Dessa forma, o paciente é muito bem orientado sobre as reais expectativas do tratamento, bem como os efeitos esperados após cada procedimento.

A dra. Carla Starling costuma orientar que não é possível ficar livre dos vasinhos nas pernas com apenas uma visita ao angiologista. Por isso, é fundamental manter uma boa relação médico-paciente, na qual o paciente sente segurança e confiança para submeter-se ao tratamento proposto.

Leia também:

http://dracarlastarling.com.br/varizes-na-gravidez/

https://sbacv.org.br/por-que-tratar-vasinhos-e-varizes-com-angiologista-e-ou-cirurgiao-vascular/

6 respostas

    1. Olá, Arnaldo!

      Fico feliz que tenha gostado das informações. Se ainda tiver dúvidas ou necessite cuidar da sua saúde vascular, entre em contato conosco (31) 9 7134-3449.

      Atenciosamente,
      Carla Starling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *