Dra. Carla Starling

Informações essenciais sobre varizes na gravidez: uma gestação mais confortável

A gravidez é uma fase da vida da mulher muito comum para o aparecimento das varizes e vasinhos (teleangiectasias) nas pernas.

Tal situação ocorre em decorrência das alterações fisiológicas do organismo feminino para o completo desenvolvimento do feto.

Estima-se que cerca de 70% das mulheres desenvolvam microvarizes durante a gestação, as quais desaparecem ou reduzem consideravelmente algumas semanas após o parto.

Mas essa condição não é uma regra a todas as gestantes. Algumas mulheres podem passar todo o período gestacional sem ter varizes, enquanto outras desenvolvem veias varicosas logo no início da gravidez.

A dra. Carla Starling faz um acompanhamento personalizado com cada gestante, o que tem mostrado redução significativa das queixas de desconfortos nas pernas ao longo dos nove meses de gestação. Além disso, os planos de ação focados na melhora da circulação das pernas trazem mais conforto e bem-estar à futura mamãe.

Gravidez e varizes: entenda as causas por trás do problema

Existem vários fatores responsáveis pelo surgimento de varizes na gravidez.

Os níveis elevados de progesterona provocam o relaxamento da parede das veias, tornando-as mais dilatadas e visíveis. Somado a isso, ocorre também o aumento natural do volume de sangue circulando dentro dos vasos, o que gera maior esforço para as veias e mais inchaço nas pernas.

O útero em constante crescimento comprime as veias pélvicas, tornando mais difícil o retorno do sangue das veias dos pés e das pernas de volta ao coração.

Além das flutuações hormonais, existem outras causas responsáveis pelo surgimento de varizes na gravidez, visto que a doença é multifatorial.

A hereditariedade é a principal delas. Se a sua mãe teve, você tem grandes chances de também desenvolver varizes. E quanto mais filhos a mulher tiver, o risco de ter varizes é maior.

Em resposta às alterações hormonais, as mulheres que já apresentam varizes antes de ficarem grávidas tendem a piorar os sintomas depois que engravidam.

Após o parto, observa-se uma regressão das varizes, podendo desaparecer parcial ou completamente, principalmente se as veias varicosas surgiram durante a gestação.

Os níveis elevados de estrogênio e progesterona retornam ao normal em torno de 8 a 12 semanas após o parto. Por isso, é recomendado que a puérpera aguarde esse período para se submeter aos procedimentos de varizes.

Tenho varizes nas pernas e engravidei: o que fazer?

Para garantir que você não desenvolva complicações de varizes durante ou após a gravidez, torna-se extremamente importante que seja feito o acompanhamento com o seu angiologista.

varizes na gravidez

Soluções práticas para a gestante aliviar e prevenir os desconfortos nas pernas

Embora as gestantes não possam realizar os procedimentos para eliminar dos vasinhos nas pernas, existem várias medidas capazes de amenizar significativamente os desconfortos e reduzir o risco de complicações.

1- Evite ficar muitas horas de pé ou sentada

Observe sua rotina para que não fique muitas horas ininterruptas de pé ou sentada.

Intercale as posições, fazendo movimentos com as pernas ao longo do dia. Esses movimentos podem ser curtas caminhadas, subir e descer escadas por exemplo.

Além disso, sempre que possível, use algum tipo de apoio para os pés quando estiver assentada. Assim, suas pernas ficarão menos inchadas no final do dia e menos doloridas.

2- Exercite os músculos das pernas

Se você deseja melhorar a circulação sanguínea das pernas e promover o retorno do sangue que vai dos pés em sentido ao coração, faça exercícios para as pernas.

Converse com o seu obstetra e certifique-se de que você não tem nenhum impedimento para a prática de atividade física.

Existem vários tipos de exercícios que auxiliam na bomba muscular da panturrilha e garantem pernas saudáveis e sem dor durante a gestação.

Algumas sugestões de exercícios para as pernas são: caminhada, hidroginástica, pilates, natação, fortalecimento com peso, bicicleta etc.

varizes na gravidez

3- Use roupas leves

A escolha de roupas adequadas também tem importante papel na saúde vascular e na redução dos desconfortos das varizes na gravidez.

As roupas muito justas e de material desconfortável, podem fazer garrote que é a compressão da pele visivelmente identificada por uma marca em linha circular, principalmente no tornozelo, o que prejudica a circulação das pernas.

Prefira as roupas de tecido natural como o algodão e opte por modelos mais largos no corpo, livres de acabamentos grosseiros e que apertam.

Evite usar acessórios que apertam como cintos.

4- Use calçados confortáveis

Use preferencialmente calçados com salto baixo e confortáveis nos pés.

O salto alto altera a movimentação adequada dos músculos das pernas, o que afeta o retorno efetivo de sangue pelas veias.

Dessa forma, é aconselhável que o uso do salto alto se restrinja às ocasiões especiais.

5- Cuidado com o ganho de peso

O corpo da mulher sofre grandes mudanças ao engravidar e uma delas é, obviamente, o ganho de peso.

Um número muito pequeno de mulheres não tem seu peso alterado na gestação.

Embora o ganho de peso seja esperado, a gestante deve ter uma boa alimentação, a fim de evitar os indesejáveis quilos a mais que causam vários riscos à saúde, além das varizes nas pernas.

varizes na gravidez

O sobrepeso e a obesidade provocam um aumento da pressão nas veias abdominais e das pernas, dificultando o seu funcionamento adequado e, consequentemente, o retorno do sangue até o coração.

6- Beba água

A hidratação é fundamental tanto na gravidez quanto no pós-parto.

A água tem um papel vital no equilíbrio entre os íons, minerais, proteínas e outros componentes do nosso sangue.

Quando o corpo não está hidratado adequadamente, alguns desconfortos aparecem como: dor de cabeça, fadiga, fraqueza, câimbras, entre outros.

varizes na gravidez

Além disso, a falta de água no organismo afeta diretamente a circulação, pois faz com que o sangue fique mais viscoso e tenha um fluxo mais lento.

Essa condição somada com outros fatores de risco próprios da gestação, propicia a formação de coágulos de sangue, responsáveis por uma complicação muito temida que é a trombose venosa profunda.

7- Use meias elásticas de compressão

varizes na gravidez

A gestante deve passar por uma consulta com o angiologista logo no primeiro trimestre da gestação, a fim de avaliar a saúde vascular das pernas e obter as recomendações específicas para o seu caso.

Cada gestante apresenta vasinhos e varizes em estágios diferentes, os quais irão demandar cuidados específicos conforme a sua necessidade.

Quando a gestante inicia o uso das meias de compressão é comum queixar de dificuldade de adaptação, principalmente, em épocas de calor.

Porém, passado esse período de adaptação, observa-se grandes benefícios como a melhora do inchaço, menos dor nas pernas, sensação de conforto e pernas descansadas no final do dia.

O uso das meias elásticas de compressão de forma consistente e durante toda a gestação é a maneira mais eficaz de garantir conforto nas pernas e prevenir complicações.

É importante lembrar que a indicação e a prescrição das meias elásticas de compressão devem ser feitas pelo médico angiologista.

Leia também:

http://dracarlastarling.com.br/varizes-nas-pernas/

Referências:

https://link.springer.com/article/10.1007/s00105-022-04977-8#Sec34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *